INFORMES:

•Reunião da Pastoral Liturgica todo 1º Sábado do Mês • Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Textos Afins

Amados(as) irmãos(ãs), a paz de Cristo!

   Nessa página vocês encontraram, textos que ajudaram à entender um pouco mais sobre liturgia, publicações que dizem respeito à doutrina litúrgica e materiais para formação. Se quiserem solicitar algum material sobre qualquer tema, é só responder à esse post.


• Sacrosanctum Concilium
Em 04 de dezembro de 2013, a Igreja Católica Romana estará comemorando 50 anos da promulgação da Constituição Conciliar sobre a Sagrada Liturgia, Sacrosanctum Concilium (SC), primeiro documento votado e aprovado pelo Concílio Ecumênico Vaticano II, convocado pelo saudoso Papa João 23. O Concílio significou uma profunda renovação interna da Igreja e também em sua relação com as outras Igrejas cristãs, com as outras religiões e com a sociedade.
<Clique aqui, para saber mais>


O que é Pastoral Litúrgica
Pastoral Litúrgica é o modo de organizar a comunidade, visando a formação litúrgica, a preparação e a realização de celebrações. Desta definição vamos destacar três palavras: 1. Organização: a primeira função da Pastoral Litúrgica é organizar a Liturgia que acontece em uma comunidade. Isso tem uma série de conseqüências: é preciso organizar a Pastoral Litúrgica em equipes. Apontaremos três: equipe litúrgica; equipe de celebração; equipe do ministério da música.
<Clique aqui, para saber mais>

Missa não é Show
“O canto e a música desempenham sua função de sinais de maneira tanto mais significativa por ‘estarem intimamente ligados à ação litúrgica’, segundo três critérios principais: a beleza expressiva da oração, a participação unânime da assembléia nos momentos previstos e o caráter solene da celebração. Participam assim da finalidade das palavras e das ações litúrgicas: a glória de Deus e a santificação dos fiéis” (Catecismo da Igreja Católica, n. 1157). 
<Clique aqui, para saber mais> 

Agosto, Mês das Vocações
O mês de agosto é dedicado em especial às vocações. Neste mês a Igreja celebra as vocações: sacerdotal, diaconal, religiosa, familiar e leiga. É um mês voltado para a reflexão e a oração pelas vocações e os ministérios, de forma a pedir a Deus sacerdotes que sejam verdadeiros pastores e sinais de comunhão e unidade no seio da Igreja.
 <Clique aqui, para saber mais> 

Setembro é o mês da Bíblia. Este mês foi escolhido pela Igreja porque no dia 30 de setembro é dia de São Jerônimo (ele nasceu no ano de 340 e faleceu em 420 dC). São Jerônimo foi um grande biblista e foi ele quem traduziu a Bíblia dos originais (hebraico e grego) para o latim, que naquela época era a língua falada no mundo e usada na liturgia da Igreja.


Equipe de Coordenação Litúrgica