INFORMES:

•Reunião da Pastoral Liturgica todo 1º Sábado do Mês • Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

sábado, 31 de março de 2012

5ª Reunião - Vivência Litúrgica (31/03/2012)

Cronograma da Vivência Litúrgica

Duração
Momento
17:00 às 17:30
(30 minutos)
1. Acolhida e Oração Inicial (Tempo de Tolerância: 20 minutos)
17:30 às 17:45
(15 Minutos)
2. Explanações sobre as Celebrações da Semana Santa
17:45 às 18:00
(15 Minutos)
3. Orientações sobre Liturgia
18:00 às 18:15
(15 Minutos)
4. Momento para Ensaio
18:15 às 18:45
(30 Minutos)
5. Vivência Prática
18:45 às 18:50
(5 Minutos)
6. Avisos e Oração Final




Explanações sobre as Celebrações da Semana Santa
Nesse momento, o condutor deverá informar aos presentes as peculiaridades de cada Celebração, e revisar quem ficou responsável por cada um. Aproveitar e verificar quem estiver ali presente. Ao passo que o condutor for passando as informações, entregar os materiais para os seus respectivos responsáveis, como: Folhetos de Canto, Comentários, Leituras, Preces...

01/04 – Domingo de Ramos (07:30)
- Saída: Romilda
- Procissão: Mariozan & Fran (São José Santa Luzia)
- Chegada: Leila (Anderson)
- Cantos: Folheto da Semana Santa
- Carro de Som: Fernando (8114-5858) Valmir (8407-8351)
-Observações: Não haverá missa no sábado nem domingo (09:00 e às 10:00)
Ver com o Pe. Assis se já existe algum Pe. ou noviço que irá fazer a Narração da Paixão.

02/04 – Segunda – feira (19:00)
- Responsáveis: Mario & Fran
- Tema: Espiritualidade com as Famílias
- Cantos: Folheto da Quaresma

03/04 – Terça – feira (19:00)
- Responsáveis: Romilda
- Tema: Espiritualidade para Pastorais e Movimentos (convidar todos os membros da Pastoral Litúrgica)
- Cantos: Folheto da Quaresma

04/04 – Quarta – feira (19:00)
- Responsáveis: Bia
- Tema: Leitura Orante para todos os Paroquianos
- Cantos: Folheto da Quaresma

05/04 – Quinta – feira (20:00)
- Responsáveis: Anderson (Música), Cristina (Comentário), Juraci (1ª leitura), Severina (2ª leitura), Divina (Preces)
- Cantos: Folheto da Semana Santa
- Transladação do Santíssimo: Será feito ao redor da Igreja. E se estabelecerá no Auditório.
- Observação: Lembrar sobre a vigília com a Liturgia, que acontecerá às 23:00.

06/04 – Sexta – feira (15:00)
- Responsáveis: Anderson (Música), Cristina (Comentário), Juraci (1ª leitura), Severina (2ª leitura), Divina (Preces)
- Cantos: Folheto da Semana Santa
- Observações: Ver com o Pe. Assis se já existe algum Pe. ou noviço que irá fazer a Narração da Paixão.

07/04 – Sábado (20:00)
- Responsáveis: Juliana & Vinícius (Música), Cristina (Comentário), Shirlei (1ª leitura), Bruna(2ª leitura), Juraci (3ª leitura), Severina (4ª leitura), Israel (1º Salmo), Divina (2º Salmo), Anderson (3º Salmo), Ir. Francilena (Ladainhas de Todos os Santos)
- Cantos: Folheto da Semana Santa
- Observações: Ver com o Pe. Assis, detalhadamente, cada momento da missa. Se haverá Batismo, se haverá cantos em alguns momentos, como será a propagação sonora nos momentos em que a Celebração acontecerá na parte externa da Igreja.
08/04 – Domingo (07:30, 08:30, 09:00, 10:00, 17:00 e 19:00)
- Cantos: Folheto da Páscoa e Tempo Pascal
- Observações: Missa em todos os horários.
Almoço com todas as Pastorais
Orientações sobre Liturgia
1.      Uso das vestes: Responsáveis pelas mesmas durante toda a Semana Santa; Devem ser vestidas e retiradas na sacristia ou próxima a ela, não em outro lugar.
2.      Roupas, sapatos, sandálias e maquiagens dos(as) Ministros(as) da Palavra (comentaristas, leitores(as), salmistas, responsáveis pelas preces): cuidado com decotes e roupas muito coladas ou curtas. Mesmo usando as vestes para as leituras, antes de colocá-las e depois de tirá-las, o decole ou roupas muito coladas ou curtas, podem causar constrangimento. Pior ainda para quem faz as preces, pois não usam vestes; batons. As vestes serão usadas mais de uma vez e por mais de uma pessoa durante toda a semana santa, não há tempo hábil – ou quem se proponha a fazê-lo – para lavá-las caso manchem; sapatos. Principalmente mulheres. Se o salto for muito alto, poderá atrapalhar ou, até mesmo, causar um acidente nos deslocamentos do banco para o ambão ou vice-versa; se o solado for muito duro, o barulho do mesmo nos deslocamentos pode causar constrangimento para o(a) Ministro(a) da Palavra e/ou incômodo e/ou distração à assembléia.
3.      A comunidade também faz parte da Liturgia: O som deve estar na altura certa e em comunhão com a quantidade de pessoas dentro da Igreja. Se for uma missa de juventude, você pode trabalhar melhor as canções e, quem sabe, até colocar arranjos mais elaborados. Se for uma missa com pessoas mais idosas, não é natural querer tocar guitarra e bateria estrondorosamente. Tenha discernimento quanto ao som e a acústica da tua paróquia ou local da celebração.
4.      Obedeça ao Sacerdote: Não brigue com seu padre. Dialogue e obedeça nas horas em que vocês discordarem. É o melhor para o povo que participará da missa, bem como para seu ministério e para você mesmo(a) enquanto ministro de música.
5.      Prepare-se antes: Não fique afinando seu instrumento 10 minutos antes da missa começar porque isso irrita qualquer santo. É muito chato chegar em paróquias em que o ministério de música afina violão, bateria, tudo na hora em que o povo está chegando. É uma situação bastante desagradável. As pessoas que chegarem na Igreja, precisam desde o início perceber a Graça de Deus e ir se preparando para toda a missa. E, honestamente, é praticamente imposível que isso aconteça caso a guitarra, baixo, bateria e tudo o mais estejam ser afinados naquele momento.
6.      Silêncio e atenção: Não fique andando durante a missa nem fique tagarelando, falando sobre notas, cifras, mudanças de tonalidades... tudo isso deve ser combinado antes da missa iniciar. Combine também alguns sinais entre os músicos para que fique mais fácil uma rápida comunicação.
7.      Ensaio: Ensaie para a missa. Não improvise.
8.      Escolha um tom que todos consigam cantar: Toque no tom certo para todos e não só para você. É o povo que deve cantar e participar mais. Peça para Deus o talento de envolver as pessoas na música que você está tocando e cantando.
9.      Ensine e cative o povo: Se for possível, ensine canções novas para o povo. E mais, cative o povo! Os que ali entrarem precisam perceber a presença de Deus também no ministério de música e se sentirem mais próximos do próprio ministérios. Cultive a unidade, a fraternidade entre o ministério e o povo. A assembléia precisa perceber que o ministério não é fechado em si mesmo, mas ali está a serviço de Deus , da Igreja e também, a serviço da própria assembléia.
10.   Conduza à oração e preparação: Na hora em que as pessoas estiverem chegando, combine com seu padre se vocês podem ficar tocando em som ambiente músicas que conduzam o povo ao silencio e à oração, para que possam se preparar melhor para a Santa Missa..
11.   Reze! Reze! Reze!: Reze antes de tocar. Não se ache capaz de tudo... Nós somos provas de que a oração muda o jeito que as pessoas recebem nossas canções. Através da oração, peça ao Senhor que se torne VIDA as músicas tocadas. Você perceberá como as pessoas serão tocadas e chegarão mais próximas de Deus quando perceberem que mais do que apenas vozes e instrumentos, aquelas músicas possuem VIDA e TESTEMUNHO!


Momento para Ensaio
Comentaristas e Leitores: Cada um fará sua leitura individualmente, e a respectiva reflexão sobre os textos lidos
Cantores e Salmistas: Os cantores irão se familiarizar com os folhetos distribuídos. Os salmistas, por sua vez, deverão ajustar a melodia habitual, ou de sua escolha com os instrumentalistas responsáveis.
Observação: Esse momento deverá ser feito de forma breve, para não dispersar aqueles que já concluíram sua leitura.

Vivência Prática
1.       Nesse momento cada um deverá fazer seu comentário, leitura ou salmo, de sua responsabilidade.
2.       Esse momento deverá ser feito de forma sequencial, priorizando sua ordem Cronológica, ou seja, desde o Domingo de Ramos até o Sábado Santo.
3.       Sempre que preciso, o condutor do momento poderá fazer algumas ponderações.
4.       Ao chegar no Sábado Santo, o condutor deverá explicar as seguintes orientações:
Procissão de Entrada: postura durante, reverência ao altar, deslocamento para o lugar próprio no banco;
Postura: durante o deslocamento do banco para o ambão, no ambão e na volta do ambão para o banco;
Proclamação: entonação; pronúncia; pontuação; olhar para comunidade, principalmente na conclusão das leituras quando da proclamação da “PALAVRA DO SENHOR”.
5.       Os Salmistas deverão proclamar os salmos ao acompanhamento dos instrumentos, de quem ficou responsável pela Música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário