INFORMES:

•Reunião da Pastoral Liturgica todo 1º Sábado do Mês • Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

29º Domingo do Tempo Comum - 16/10/2011

Primeira leitura (Isaías 45,1.4-6)

Leitura do Livro do profeta Isaías:

1Isto diz o Senhor sobre Ciro, seu Ungido: “Tomei-o pela mão para submeter os povos ao seu domínio, dobrar o orgulho dos reis, abrir todas as portas à sua marcha, e para não deixar trancar os portões.
4Por causa de meu servo Jacó, e de meu eleito Israel, chamei-te pelo nome; reservei-te, e não me reconheceste. 5Eu sou o Senhor, não existe outro: fora de mim não há deus. Armei-te guerreiro, sem me reconheceres, 6para que todos saibam, do oriente ao ocidente, que fora de mim outro não existe. Eu sou o Senhor, não há outro”.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus. 

Salmo (Salmos 95)

— Ó família das nações, dai ao Senhor poder e glória!
— Ó família das nações, dai ao Senhor poder e glória!

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo,/ cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira!/ Manifestai a sua glória entre as nações,/ e entre os povos do universo seus prodígios!
— Pois Deus é grande e muito digno de louvor,/ é mais terrível e maior que os outros deuses,/ porque um nada são os deuses dos pagãos./ Foi o Senhor e nosso Deus quem fez os céus.
— Ó família das nações, dai ao Senhor,/ ó nações, dai ao Senhor poder e glória,/ dai-lhe a glória que é devida ao seu nome!/ Oferecei um sacrifício nos seus átrios.
— Adorai-o no esplendor da santidade,/ terra inteira, estremecei diante dele!/ Publicai entre as nações: “Reina o Senhor!”,/ pois os povos ele julga com justiça.

Sugestões de Melodia



Segunda leitura (1º Tessalonicenses 1,1-5b) 
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses:

1Paulo, Silvano e Timóteo, à Igreja dos tessalonicenses, reunida em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo: a vós, graça e paz!
2Damos graças a Deus por todos vós, lembrando-vos sempre em nossas orações. 3Diante de Deus, nosso Pai, recordamos sem cessar a atuação da vossa fé, o esforço da vossa caridade e a firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo.
4Sabemos, irmãos amados por Deus, que sois do número dos escolhidos. 5bPorque o nosso Evangelho não chegou até vós somente por meio de palavras, mas também mediante a força que é o Espírito Santo; e isso, com toda a abundância.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Evangelho (Mateus 22,15-21)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 15os fariseus fizeram um plano para apanhar Jesus em alguma palavra.
16Então mandaram os seus discípulos, junto com alguns do partido de Herodes, para dizerem a Jesus: “Mestre, sabemos que és verdadeiro e que, de fato, ensinas o caminho de Deus. Não te deixas influenciar pela opinião dos outros, pois não julgas um homem pelas aparências. 17Dize-nos, pois, o que pensas: É lícito ou não pagar imposto a César?”
18Jesus percebeu a maldade deles e disse: “Hipócritas! Por que me preparais uma armadilha? 19Mostrai-me a moeda do imposto!” Levaram-lhe então a moeda.
20E Jesus disse: “De quem é a figura e a inscrição desta moeda?” 21Eles responderam: “De César”. Jesus então lhes disse: “Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Refletindo sobre a Palavra

   A Liturgia da Palavra deste domingo vem trabalhar o banquete que nos é ofertado por Deus. O Senhor reuniu o seu povo, confiando à Israel a Revelação de Sua Palavra. Mas Jesus veio fazer nova todas as coisas e lançar a Palavra de Deus aos quatro cantos. Na primeira leitura, Deus reúne seu povo e o retira do luto. Na segunda leitura, São Paulo dá a tônica do que é viver da providência e enfrentar as adversidades que forem necessárias:
   “Estou preparado para comer com fartura e para passar fome, para viver na abundância e para viver na penúria”
   Aliás, Jesus é a Palavra Viva, Pão Vivo descido do céu que vem para ser ofertado como Alimento. O banquete dos miseráveis reconciliados com Deus tem muitos convidados. Mas será que todos atendem ao chamado à mesa do Senhor?
   "O banquete está pronto, mas os convidados não eram dignos. Ide, pois, às entradas dos caminhos e, a quantos encontrardes, convidai-os para o banquete."
   Muitas vezes, nos preocupamos em alertar o Senhor sobre nossas necessidades. Entretanto, poucas vezes atendemos ao chamado que em compromisso se transforma, uma vez que Deus nos chama a seguir os Seus passos, Seus ensinamentos.
   A evangelização é algo necessário e transformador dentro de toda a comunidade. Contudo, esta só acontece e produz os seus efeitos quando consegue adentrar os corações necessitados. Os corações que reconhecem a vontade de caminhar com Deus. Em tempo, não basta reconhecer esta necessidade sem se lançar à mece, sem sentar-se à mesa onde Jesus se oferece para remissão de nossos pecados.
   Jesus veio para buscar aqueles que necessitam, por isso vai ao encontro daqueles que realmente precisam com Ele estar e compartilhar o alimento Palavra que só Ele oferece. Uma vez convidados, temos de ter o cuidado e o zelo de atender ao chamado verdadeiro, que produz vida com alegria e sustentação nas tribulações. Todos os domingos, milhares de cristãos são chamados ao Banquete do Cordeiro, alguns ouvem... as sementes ficam lançadas à terra... que tornemos nossos solos férteis e produtivos para bem acolhermos a transformação que é a semente de um novo dia segundo as vontades do Alto.
Fonte: http://www.catequistabrunovelasco.com/evangelho_comentado_196.html

Equipe de Coordenação Litúrgica

Nenhum comentário:

Postar um comentário